terça-feira, 5 de maio de 2015

Acelerando meu computador


Olá pessoal, bem vamos falar sobre processamento de audio para computadores. A tecnologia dedicada para audio já avançou muito, mas ainda não pode-se comparar com o esforço que os desevolvedores colocam para o video, bem isso é fato, parte disso é porque há muito mais demanda para placas de vídeo e processamento de video do que de audio.

    Existem é fato algumas placas de audio dedicadas a processamento de plugins como as placas da UAD e também existem placas de audio dedicadas a gravações multichannels com baixa latência. A maioria dos Studios não utiliza placas de processamento de audio e todos os studios utilizam placas de gravação. Sabe-se que uma é mais importante que a outra então é sempre bom ter as duas no mesmo padrão se voce tiver as duas, mas o que é necessário para se gravar e escutar o que se está gravando sao as de gravação sem ela nao temos como fazer nada, mas pra mim que tenho um studio de mix e master nao consigo viver sem processamento de plugins e ao mesmo tempo nao tenho como mixar sem escutar o que estou mixando isso  faz de mim alguem que depende dos dois. Agora vamos ao que interessa, você quer acelerar o seu computador, então vamos as dicas:

Nao grave usando plugins:
Exclua da área de trabalho as travks que nao vai mais utilizar, mas tenha um backup, caso precise. 
Evite VSTs, queime as tracks de midi pra audio e depois  salve o midi em uma pasta e feche o instrumento.
Nao utilize internet ou qualquer outro programa ao mesmo tempo que gravas.
Pressione ctrl+s a cada ediçao importante no audio isso vai ser normalmente a cada 10min.
Fique de olho no velocímetro de  memória ram, ela é mais necessária  do que o processador quando esta editando audio.
Se for comprar um PC compre com mais slots para memoria ram. Eu pessoalmente uso 24gb e ainda sim preciso de uma UAD quando edito video e musica ao mesmo tempo.
O melhor custo beneficio sao pentes de 8GB ram eu utilizo 3.
Utilize um processador com no mínimo 4 nucleos de processamento, não que seja impossível você gravar com um processador 2 núcleos 2.4GHz, mas te limita muito. 
Plataforma de gravação: tente achar a que se encaixa bem com suas configurações e nao te deixe na mão. Para computadores com pouca memoria ram a partir de 4GB de home studios ou de laptops eu recomendo o Proppelerheads Reason. Para computadores de alta velocidade de processamento e grande memória RAM é claro ProTools.
Use uma placa de Audio que seja mais compatível com seu processador se ele for fraco uma placa de 8ch vai ser muito pra ele carregar mas jah uma fasttrack vai ser o mais compatível a ele.
Nunca faça um overclock: você vai acabar fritando o seu processador e perdendo ele, e para processar audio vc vai precisar mais das memórias do que do processador. 
Utilize plugins fiéis e leves, por exemplo os plugins que já vêm com o protools , os chamados StockPlugins salvam a pátria e não custam um centavo a mais. Vale a pena usá-los.
Grave já comprimindo e equalizando isso vai ajudar vc a achar o som mais cedo na mix evitando uma pilha de plugins, eu já tive a experiência de gravar com Comp e eq e depois precisar só de um Eq 1 banda próprio do protools e um DeEsser pois o som já estava perfeito e o vocal quase tratado... Depois disso é claro teve a adição de reverbs e delays mas o que mais me lembro foi de não precisar mais que esses dois plugins levíssimos.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário